Thursday, April 21, 2011

QUAL É SEU TIPO DE FÉ ?



A FÉ DEMONSTRADA

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus.   Marcos 11. 22

 Uma tradução alternativa é: "Tende a fé de Deus". Os estudiosos do grego explicam que o significado literal daquilo que Jesus disse aqui é: "Tende a fé do tipo de Deus". Há traduções em linguagem atual que colocam o versículo assim.
Mesmo que você não saiba nada sobre o grego, você percebe facilmente que essa seria a tradução correta desse versículo, porque Jesus acabara de demonstrar aos discípulos que Ele tinha aquele tipo de fé: a do tipo divino; a qualidade de fé que Deus usou para a criação do mundo.
Neste mesmo capítulo, em uma passagem anterior , Jesus falara à figueira que não produzira fruto. Não tinha orado. Tinha simplesmente dito à árvore: Nunca mais coma alguém fruto de ti (Mc 11. 14b). Na manhã seguinte, quando Jesus e os discípulos passaram pelo mesmo local, viram que a figueira secara desde a raiz. Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que tu amaldiçoaste se secou (Mc 11. 21b).
Jesus lhe respondeu: "Tende a fé do tipo de Deus".
Ele nos ensinou a ter a fé do tipó de Deus. É ordenança dEle que nós também a tenhamos.



 A FÉ DEFINIDA

Porque em verdade vos digo que qualquer um que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidae em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.   Marcos 11. 21

Depois de Jesus ter demonstrado a fédo tipo de Deus, Ele a definiu. Marcos 11.23 é a definição que Jesus deu a Fé do tipo de Deus. Descreveu-a como fé em que a pessoa:
1) Crê em seu coração;
2) Confessa aquilo que crê;
3) E assim acontece.
Deus usou esse tipo de fé para criar o mundo. Deus acreditava que aquilo que Ele dissera se cumpriria. Então, Ele disse: Haja luz (Gn 1.3b). Na realidade, Deus criou tudo, à excessão do homem, apenas crendo que o que Ele ordenasse aconteceria. Então, o Altíssimo dissse e assim aconteceu. Essa é a fé do tipo de Deus!



 A FÉ REPARTIDA

Porque,  pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.     Romanos 12. 3

"Fé, é isso que quero! E estou orando para Deus dar-me isso", muitas pessoas me dizem:
Se você tem procedido assim, saiba que é desperdício de tempo. Não surtiria mais efeito orar pedindo fé do que girar os polegares e repetir: "Atirei o pau-no ga-tô-tô." Pedir fé é perda de tempo e esforço, posto que todo crente já tem alguma medida da fé do tipo de Deus. Você não precisa pedi-la em oração, nem jejuar para obtê-la. Você não precisa também, prometer que vai comportar-se melhor a fim de recebê-la. Você já a possui!
Paulo não estava escrevendo a ímpios, mas a pecadores remidos, neste versículo do Livro de Romanos. Ele disse: Digo a cada um dentre vós[não a cada homem no mundo][...] fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12. 3).
Todos os crentes tem fé! Foi Deus quem lha concedeu!





 SALVO PELA FÉ!


  Porque pela graça sois salvo, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.   Efésios 2. 8,9.

Note que a fé pela qual você é salvo não vem de nós. Em outras palavras, não é uma fé natural e humana; é dom de Deus! Isto concorda com Romanos 12. 3, que declara que Deus tem repartido a cada pessoa uma medida de fé.
Mesmo assim, há cristãos que dizem: " Simplesmente não tenho fé alguma".
Sempre refuto tal afirmação da seguinte forma: " Então, você precisa ser salvo. Os salvos têm fé! Ninguém chega à salvação sem fé".
Todos os crentes têm fé. É a palavra de Deus quem o diz!
Muitos cristãos,  porém, não tem consciência de que possuem fé, não fazendo, portanto, uso dela. Revoltam-se contra Deus, contra a Bíblia e contra eles mesmos, sem perceber que erram ao comentar, continuamente, que não tem fé.
A Bíblia é Deus falando conosco. Deus e a Sua Palavra são um só. o Pai nos assegura da validade de cada uma das promessas encontradas nesse livro. E a Palavra de Deus diz que Ele concedeu a você uma medida de fé. Tem de ser fé do tipo de Deus, porque esse é o unico tipo de fé que Deus tem!


 A PALAVRA DA FÉ

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos.   Romanos 10. 8

A Palavra de Deus é chamada de a Palavra da fé.
A fé se baseia nos fatos - nos fatos da Palavra de Deus.
A incredulidade se baseia em teorias. Minha definição de uma teoria é a seguinte: " É uma suposição baseada na ignorância do assunto em pauta". A razão pela qual muitas igrejas estão cheias de incredulidade é porque nelas há teorias em demasia. O ministério tem crescido em meio à psicologia da incredulidade, e pobres e queridos membros da igreja são meros produtos daquilo que tem escutado seus pastores pregarem.
A melhor maneira de realmente ajudar as pessoas é dizer-lhes aquilo que está na Bíblia, e não aquilo que algum homem diz.
O homem erra, Deus não.
Não importam quais sejam as circunstâncias. Independentemente daquilo que tem acontecido na sua vida, a Palavra de Deus tem algo a dizer-lhe. Descubra o que as Escrituras nos ensinam. A fé virá!  Ele mudará as coisas para você.

"A Palavra, a Palavra de Deus, a Palavra da fé está perto de mim.
Eu A escondo em meu coração.
Meus lábios A pronunciam.
Ela produz  fé, e a fé transformam as circunstâncias".



                                                                 ***Shalom***

No comments:

Post a Comment