Monday, October 3, 2011

MEDO, UM MAL ESPIRITUAL ?


Diz uma antiga lenda que certa vez um homem foi levado arrebatado ao inferno e, lá chegando, foi muito bem recebido pelo diabo, que passou a mostrar-lhe as dependências de seu "império". Depois de mostrar-lhe várias salas que serviam para os mais diversos fins, levou-o a uma muito grande, onde guardava suas ferramentas.

"Aqui é o lugar onde guardo com muito carinho as ferramentas que uso para tentar, destruir e arrasar os homens" disse orgulhoso o Príncipe das Trevas. Examinando as "ferramentas", aquele homem deu com uma muito gasta e guardada com proteção especial.
Perguntou:
"Que ferramenta é esta?
Para que serve?"
Respondeu-lhe o Diabo:
"Ah! Esta é a mais importante de todas as minhas ferramentas. Com ela, consigo abrir brechas e entrar na vida de qualquer pessoa, instalando-me ali e fazendo o que bem entendo. Seu nome é "medo".

Essa lenda ilustra uma grande verdade. A maior causa do medo é a ação do diabo na vida das pessoas. Ele atua criando fantasias e procurando alimentá-las com pavor. O Diabo sabe que é muito fácil dominar uma pessoa que está com medo e se aproveita disso, colocando medo nas pessoas para que elas não tomem atitudes corajosas que sirvam para engrandecimento do Reino de Deus.




O amor não é um conjunto de sentimentos que vêm e se vão. É uma eleição, uma entrega fundamental da alma aos mais altos valores possíveis. Amar é dar-se, é se entregar. A felicidade suprema e a mais perfeita paz só pode ser encontradas  no verdadeiro amor, que reside em amar a Deus e ao próximo. O amor regula toda a nossa vida em direção aos outros. Temos uma vida altruísta e gentil, generosa e benévola. Amando ao próximo e a Deus, aperfeiçoamos nosso amor e vamos adquirindo outros aspectos da natureza moral e espiritual que Deus requer de nós.

A estabilidade toma o lugar do medo quando amamos. O Espírito Santo toma conta de nós e administra nossa vida de forma que o cultivo das virtudes se torna uma constante. Passamos a entender as coisas do ângulo divino e não mais enxergamos através das lentes grosseiras do materialismo. Se amamos a Deus, temos a certeza absoluta de que somos objetos de Seu amor e nos associamos a Ele em seus propósitos, que passam a ser agora os nossos propósitos. É claro que essa relação só pode ser conseguida se houver uma mudança. Aqui entra a importância da conversão. Não uma conversão religiosa ou denominacionalista, mas uma conversão que atenda ao significado da palavra -  uma "mudança de direção". Voltar-se para Deus e buscar de coração fazer a Sua vontade, entregando-se fundamentalmente a Ele, se faz necessário para vencer todo o medo! 

Em Cristo,


***Lucy***

No comments:

Post a Comment