Wednesday, September 28, 2011

DEUS É BOM DEMAIS... O Rei e o Súdito

TUDO QUE FAZ É BOM!!!



Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia:

-- Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom !


Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita.
O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este:


-- E agora, o que você me diz ?
Deus é bom ?
Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo.


O servo respondeu:


-- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem !


O Rei indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais fétida do calabouço.

Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses.


Mal prenderam o rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:
-- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso !
.....Falta-lhe um dedo"


E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença.
Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe:

-- Meu caro, Deus foi realmente bom comigo ! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida:

Se Deus é bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi ? .... Logo você, que tanto O defendeu !?

O servo sorriu e disse:-- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum !
Deus é bom demais!!!


 
Ósculo Santo!



***Lucy Araújo***

Monday, September 26, 2011

PRECIOSAS LIÇÕES: JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS !

"Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais"
Mateus 14. 27

O episódio de Jesus andando sobre as águas nos traz grandes e preciosas lições e mensagens. Com ele, você aprender o  seguinte:

1 * Em meio a suas lutas, teste a Deus e obtenha preciosos resultados. Pedro fez isso. Se Jesus andava por sobre as águas, por que ele também não poderia fazer ?
Ele desafiou a Jesus para que o fizesse andar da mesma forma. Sua atitude certamente maravilhou o Mestre, que o atendeu prontamente. Se Jesus venceu a gravidade, Pedro também poderia vencer. Essa é a correta atitude do cristão: se Jesus pôde fazer uma coisa, então você pode fazer também. Se ele venceu as enfermidades, nós também temos vitórias sobre elas. Se Ele tinha poder sobre os demônios, nós também o temos.

2 *  Mesmo que você não saiba onde Jesus está pode ter a certeza de que Ele sabe onde você está. Jesus sabia onde estava Pedro e o chamou a caminhar em Sua direção. Também lhe estendeu a mão quando estava afundando. Deus sabe exatamente onde você se encontra. Mesmo que sua visão espiritual seja tão pequena a ponto de não poder vê-Lo, ouça Sua Palavra e caminhe em Sua direção.

3 *  Deus sempre aparece nas águas turbulentas de sua luta. Não pense que está só. Jamais imagine-se abandonado. Mesmo que parentes e amigos o abandonem, Deus está com você. Se tão-somente olhar para Ele na hora da tribulação e da angústia, Ele lhe estenderá a mão.

4 * Sua pequena fé é importante para Deus. A fé de Pedro não foi suficiente para fazê-lo andar tranqüilamente sobre as águas, mas certamente o fez dar boa caminhada até ser alcançado pelo Mestre. Sua pequena fé fê-lo sair do barco e dar os primeiros passos, e isso é muito importante para Deus.
Ainda que sua fé seja muito pequena, use-a e verá os resultados. Deus certamente vai honrá-la e transformá-la em uma grande fé. Pedro tornou-se um dos maiores apóstolos na Igreja Primitiva, graças a lições como esta.

5 *  A obediência a Deus ajuda nas falhas e lutas. Pedro obedeceu imediatamente à voz de Jesus quando chamou-o a ir ter com Ele. Essa obediência operou o milagre. Muitas vezes queremos que Deus opere um milagre sem que estejamos em condições de obedecer a Ele.

6 *  Olhando para Jesus ficamos sempre por cima. Enquanto Pedro olhava para o Mestre, caminhava  sobre as águas; mas, quando olhou para a força do vento, começou a afundar. Não podemos dar atenção ou valor às coisas deste mundo, desde que não estejam sendo usadas para edificação do Reino de Deus. Jesus é melhor do que tudo. Ele é o nosso alvo, a nossa meta final. Olhando para Ele, estamos seguros.

7 *  Jesus é real. Quando Jesus apareceu perto do barco andando sobre as águas, os discípulos ficaram apavorados e gritaram, pensando estar vendo um fantasma. Ainda hoje, por mais que o Evangelho seja pregado e ensinado no mundo, ainda existem muitas pessoas para quem Jesus não passa de uma "alma do outro mundo", de um "espírito desencarnado" ou de um deus distante da realidade humana. Saiba, querido leitor, que Jesus foi um personagem histórico real e que após sua ressurreição apareceu de forma real a seus discípulos. Hoje também Ele é real para nós:

"Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será eternamente"
Hebreus 13. 8

O Jesus que fazia maravilhas no passado faz também hoje. Seu ministério não ficou restrito a um tempo da história, assim Ele não seria Deus. Hoje Ele é também real para você.
Pedro estava afundando e clamou por Ele, que prontamente, lhe estendeu a mão e levou-o seguro para o barco. Um fantasma não poderia fazer isso. Deixe Deus tomá-lo em Suas mãos na hora em que se sente afundando e certamente Ele o salvará.

É exatamente nas mãos de Jesus que devemos nos colocar quando as coisas não vão bem. Se a luta está pesada, busque auxílio nEle. Aqueles que vivem de um lado para outro à procura de ajuda acabam nas mãos dos demônios e se afundam cada vez mais. Somente em Jesus encontramos a verdadeira segurança e a verdadeira paz.


Ósculo Santo!


***Lucy Araújo***

Thursday, September 22, 2011

COMO FICAR POR CIMA DAS LUTAS


Você já experimentou o que significa travar uma tremenda luta na qual não vê as menores condições de vencer?
Já se sentiu como se estivesse no meio do oceano em um bote, enfrentando uma terrível tempestade, sem poder sequer contar com os remos e não sabendo nadar?
Nenhuma situação dessa, só se pode esperar um milagre.
Mas, enquanto o milagre não vem, qual deve ser o nosso comportamento?
Como conviver com a turbulência das ondas e com a força dos ventos querendo nos arrancar do único lugar onde ainda conseguimos nos agarrar?


O BOM ÂNIMO

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, porque eu venci o mundo"
João 16. 33

O primeiro grande segredo para ficarmos por cima nas lutas é o bom ânimo. Ter bom ânimo significa ter valor, coragem, resolução, força. Desanimar é o contrário: não ter ou dar valor, não ter coragem, não ter resolução e não ter força.
Há pessoas que não valorizam a vida. Nada para elas tem valor. São pessimistas e por isso mesmo vivem amargando derrotas. Se alguém deseja ser um vencedor, deve primeiramente aprender a dar valor às coisas. Qual é, por exemplo, o valor de uma pessoa?
É incalculável. Entretanto, vemos milhares jogadas por este mundo, na mendicância, na servidão e sendo oprimidas pelos poderosos da Terra. Satanás também oprime as pessoas e as transforma em verdadeiros escravos.
Saiba que sua vida é muito importante para Deus. Valorize-se e busque sua realização maior conforme os propósitos de seu coração. Não se satisfaça com o mínimo; não aceite a derrota e busque alcançar sempre o máximo. Tenha a certeza de que Deus está com você neste negócio. Ele é o pai amoroso, o Criador e o dono de tudo o que existe, e tem prazer em colocar essas coisas a seu alcance.
São grandes os recursos com os quais Deus dotou a criatura humana. O homem possui três componentes extraordinários, que podem realizar prodígios:
o corpo físico, a capacidade mental e a transcendência espiritual. O corpo físico é operado pela mente, que por sua vez é motivada pelo espírito. Na teoria médica convencional, o corpo influencia a mente e o espírito,  e a doença física pode causar sofrimento mental ou espiritual. Na linguagem espiritual, isso acontece de outra forma: a doença espiritual faz a mente agir sobre o corpo, o qual, por sua vez, fica afetado.
De acordo com a Bíblia, a sede do homem está no espírito e, se ele está em sintonia com Deus, está sadio e todas as demais coisas irão bem.
"A fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito"
Romanos 8. 4

"O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida"
João 6. 63

Assim, o bom ânimo começa por uma vida espiritual sintonizada em Deus, o que se torna o maior motivo para uma vida vitoriosa. Se o seu espírito está em sintonia com Deus, então nas lutas você ficará sempre por cima. Por mais acirrada que elas sejam, terá a certeza da vitória, e essa certeza o animará a prosseguir.
A falta de sintonia com o Senhor é causa de muitos viverem derrotados. Querem vencer através do corpo e da mente; concentram aí todas as suas forças e não conseguem vencer porque esquecem a parte mais importante.
Valorize sua vida espiritual. Busque constantemente estar em comunhão com Deus. Procure praticar aquilo que O agrada. Sua natureza é divina, logo seus poderes devem refletrir claramente os poderes divinos. Uma vez em sintonia com Deus, tenha coragem para enfrentar as adversidades. Enfrente-as com vigor; reúna suas forças e aplique-as resolutamente na busca da vitória. Nada poderá prevalecer contra você se fizer assim. Jamais diga que "eu não posso" ou "não vou conseguir". Jesus disse que
"tudo é possível ao que crê"
Marcos 9. 23


AS AFLIÇÕES

Muita coisa nos aflige neste mundo. O fato de sermos filhos de Deus não significa que não estejamos sujeitos a elas. 
Aflição é todo tipo de agonia, tribulação, angústia, sofrimento, tristeza, mágoa, ansiedade, pesar, dor, inquietação, padecimento físico, tortura, etc. Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas não afirmou que tais aflições são enviadas por Deus e que devemos nos contentar com elas. Pelo contrário, Ele disse que deveríamos ter bom ânimo em relação a elas. Valor, coragem, resolução e força, em todos os sentidos, devem ser colocados em ação para vencermos as aflições.
As aflições são causadas pelo diabo. Encontramos, é certo, alguns trechos na Bíblia onde homens pensavam que as aflições pelas quais  estavam passando eram enviadas por Deus. A religiosidade popular, ainda em nossos dias, crê dessa forma. Entretanto, a Bíblia apresenta Deus como alguém que livra da aflição.
"Muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor de todas os livra"
Salmo 34. 19.
O que vem de Deus é bom, porque Ele é bom, mas o que não e bom certamente vem do diabo, porque ele é mau.


EU VENCI O MUNDO

Esta afirmação de Jesus certamente se transforma num cântico de vitória para aquele que crê.
Se Ele venceu, certamente venceremos, é o que Ele quer dizer. A vitória de Jesus é também a nossa vitória:
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crer ser Jesus o Filho de Deus?"
I João 5. 4-5


Ósculo Santo!

***Lucy Araújo***

Thursday, September 15, 2011

A QUEM VENCER PRIMEIRO ?



"Pois não é contra a carne e sangue que temos que lutar, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes".
Efésios 6. 12

O fato que mais nos chama a atenção quando começamos a ler os Evangelhos é, sem dúvida, a tentação de Jesus. Mal acabou de deixar o rio onde fora batizado por João Batista, foi tentado pelo diabo (Mateus 4. 1-11). É interessante notar que o primeiro combate de Jesus em seu ministério foi com o diabo, o primeiro inimigo a vencer para que pudesse executar Sua obra.

Nossa vida é uma guerra de muitas batalhas. A preparação, o exercício, as armas e a disposição para o combate traduzem a própria vida. Viver é lutar. Quando não temos mais forças para lutar, quando nos consideramos derrotados, então não mais vivemos. Para garantirmos consecutivas vitórias na vida, temos de ganhar a primeira e mais poderosa de todas as batalhas - a batalha "contra as potestades, contra os principados do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes". Se não somos vitoriosos nesta batalha, então certamente perderemos as outras. Se garantimos a vitória aí, então seremos vitoriosos nas demais.

Espero que esteja percebendo a grandiosidade desta verdade. Certamente já está entendendo por que milhares de pessoas vivem uma vida de fracasso e derrotas.
A Bíblia não nos deixa dúvidas quanto a isso. Vivemos em um mundo cercado pelas "forças espirituais da maldade". O diabo e seus demônios estão vivos e ativos por toda a parte.

O homem é seu alvo principal. Desejam destruí-lo, arrasá-lo e afastá-lo de Deus. Cada dia me convenço mais de que coisas como miséria, opressão, escravidão, exploração, doenças, vícios e todo mal que acontece aos homens têm sua origem na ação do diabo e dos demônios.


Ósculo Santo!

***Lucy Araújo***

Friday, September 9, 2011

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO E SEUS SEGREDOS



Jesus se preocupou em orientar seus discípulos a respeito do significado da oração.
(Mateus 6. 9-13). O Pai Nosso é uma oração modelo que contém todos os ingredientes necessários a uma verdadeira comunhão com Deus. O "espírito da oração" está no Pai Nosso, pois trata-se de uma oração que ilustra o caminho pelo qual nos aproximamos de Deus, em contraste com as orações dos que servem aos ídolos ou a outros deuses.

A oração começa com a expressão "Pai Nosso". O Deus verdadeiro é considerado como pai amoroso que quer o melhor para seus filhos. Deus é um "papai" que está nos céus, e isso  nos coloca  em uma situação privilegiada. Indica que Ele tudo pode, tudo vê, e tudo sabe. Torna-se fácil pedir alguma coisa a nosso Pai,pois Ele nos ama, nos quer bem e pode nos conceder o que pedimos, porque é o dono de tudo.

Seguem-se sete petições de caráter geral, que mostram o cuidado com a vida integral do indivíduo. Essas petições demonstram também uma entrega e uma co-participação nos desígnios de Deus. Oração é também responsabilidade. Se pedimos alguma coisa a Deus, temos de nos envolver em Ele.

1. Santificado seja o Teu nome.
Quer dizer, o caráter puro e santo de Deus deve ser reconhecido e respeitado por nós. Se Deus é nosso Pai e é Santo, então devemos pautar nossa existência com uma vida de pureza e santidade. O primeiro segredo para obter vitóras através da oração é buscar seguir uma vida pura, limpa e digna do caráter de Deus.

2. Venha o Teu Reino.
O Reino de Deus é o Seu domínio sobre os homens. Deus deve reinar em nossa vida, em nossa casa e em nossa sociedade. É a oposição com o reino das trevas. Deus é o nosso guia, e só Ele. É Ele quem dita as ordens para nós. Devemos viver sob Seu domínio. O segundo segredo para a oração vitoriosa é não viver sob domínio espiritual de mais ninguém que não seja Deus. É importante frisar que o único intermediário ou mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo.

3. Seja feita a Tua vontade.
Assim como a vontade de Deus é feita no céu, deve ser feita também na terra. Como imaginamos que seja o céu? Como vivem os anjos e os que lá se encontram? Céu significa perfeição, plenitude, abundância, paz, felicidade, alegria.
A vontade de Deus é feita no céu porque os que lá se encontram Lhe obedecem e fazem Sua vontade. O terceiro segredo para que a vontade dedeus seja feita aqui na terra é obedecer-Lhe e fazer s Sua vontade.

4. O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
Aqui se encontra a certeza de que o Senhor supre as nossas necessidades. Pão é símbolo de alimento, de sustento e daquilo que é necessário à existência. É clara a evidência de que Jesus está-se referindo à necessidade física nesta petição. Deus, que alimentou o povo de Israel no deserto, é o mesmo que pode cuidar dos Seus filhos em qualquer situação, dando-lhes aquilo de que necessitam.
O quarto segredo da oração vitoriosa é a certeza de que Deus cuida dos Seus filhos.

5. Perdoa as nossas dívidas.
Temos um dever moral para com Deus. Não podemos viver uma vida dissoluta, irresponsável e imoral. Dependemos de Deus, a quem havemos de dar contas de tudo o que praticamos. À petição para perdoar as nossas dívidas, Jesus acrescenta - assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Não esperamos que Deus perdoe gratuitamente as nossas dívidas para com Ele? Não desejamos que Ele se esqueça completamente delas? Da mesma forma devemos agir para com os nossos semelhantes. Quem não tem condições de perdoar não pode ser perdoado. É uma lei moral de Deus à qual não podemos fugir. Para que Ele seja benigno conosco, devemos também praticar a benignidade com os outros.
O quinto segredo para se conseguir vitória através da oração é manter-se em constante dependência de Deus, sendo perdoado e perdoando.

6. Não nos deixeis cair em tentação.
A tentação não vem de Deus. Ela é promovida pelo Diabo e seus anjos com o intuito de nos afastar do Senhor. São muitas as tentações do cristão. Os prazeres da vida, a satisfação da carne, a auto-realização, a realização social podem muito bem exercer a primazia sobre nossas vidas e nos afastar de Deus.
Cair em tentação significa pecar, errar, entristecer a Deus, ceder ao Diabo e desviar-se daquilo que bom, puro e verdadeiro. A petição de Jesus nesse aspecto nos ensina uma grande verdade - só Deus pode realmente nos livrar de cair em tentação.
O sexto segredo da oração vitoriosa é segurar-se em Deus para não cair em tentação.

7. Livra-nos do mal.
O mal a que Jesus se refere certamente inclui as más condições de vida, os sofrimentos, as doenças, os problemas que perturbam, as ações demoníacas, etc. Todos estamos sujeitos aos males da vida. Entretanto, Deus pode nos livrar deles, desde que confiemos nEle e nos coloquemos em Suas mãos.
O sétimo segredo da oração vitoriosa é a certeza de que Deus nos livra de todo e qualquer mal.


Ósculo Santo!

***Lucy Araújo***