Sunday, May 15, 2011

NASCIDO DO ESPÍRITO


O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo.   João 3. 6, 7

De acordo com a Nova Aliança, todo filho de Deus tem o Espírito de Deus. Em primeiro lugar, os filhos de Deus nascem do Espírito. Depois poderão ser cheios do Espírito. Os filhos de Deus podem confiar que serão guiados pelo Espírito.

NASCIDOS DO ESPÍRITO - o espírito é a parte do homem que nasce de novo. O espírito do cristão tem em si a vida e a natureza de Deus. O homem interior nasce do Espírito de Deus e tem em si o Espírito de Deus.

CHEIOS DO ESPÍRITO - o cristão nascido de novo poderá ser cheio deste mesmo Espírito que ele já tem dentro dele. E ao ficar cheio deste Espírito, haverá um transbordar deste Espírito. O cristão falará em línguas estranhas conforme o Espírito Santo lhe conceda que fale (Atos 2. 4).

GUIADOS PELO ESPÍRITO - Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Mesmo aquele nascido de novo qua não recebeu a plenitude do Espírito, tem o Espírito de Deus habitando nele, e poderá esperar que seja orientado e guiado pelo Espírito Santo.


UMA FONTE DE ÁGUA

Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu ela: a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva ? [..]  Jesus respondeu aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 
João 4. 10, 11, 13, 14

Os estudiosos da Bíblia sabem que a água simboliza o Espírito Santo.
O próprio Jesus Se referia à água como o símbolo do Espírito Santo. Quando Jesus disse à mulher, à beira do poço em Samaria, que Ele era o Doador da água viva, ela a confundiu com a água do poço, com a água natural.
Jesus disse, então: A água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (João 14b). Ele falava a respeito do novo nascimento, da fonte de água viva dentro do cristão.




No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido glorificado. João 7. 37-39

Jesus Se referia à água como símbolo do Espírito Santo.
Note que são mencionadas duas experiências em nossos textos. Na primeira experiência, o novo nascimento é comparado a um poço de água viva dentro de você, jorrando para a vida eterna. Na segunda, a plenitude do Espírito Santo é simbolizada por rios. Não um só rio, mas vários rios.
A água no poço (a salvação) tem um só propósito: abençoa-lo. É para o seu benefício.
Mas os rios (a plenitude do Espírito Santo) fluem de você com a finalidade de abençoar seu próximo. O propósito de você receber a plenitude do Espírito Santo é fazer de você uma benção para seu semelhante.
Algumas pessoas podem dizer: "Se você nasceu do Espírito, você tem o Espírito, e acabou-se o assunto". Mas não é porque você bebeu um único gole de água que estaria cheio de água.
Há uma experiência subseqüente ao novo nascimento: é ser cheio do Espírito Santo, e como resultado desta plenitude, rios de água viva fluirão do interior (do espírito).


***Sou um filho de Deus. Nasci do Espírito de Deus. O Espírito de Deus me guia. Ele me está guiando agora. O Espírito se levantará poderosamente dentro de mim. Ele iluminará a minha mente. Ele orientará o meu espírito. Estou sendo guiado pelo Espírito de Deus.***

***Bebi da água viva e não tenho mais sede. Uma fonte de água viva está em mim,  jorrando para a vida eterna.***

***Tenho a plenitude do Espírito de Deus. Rios de água viva fluem do mais íntimo do meu ser.***


Ósculo Santo !

***Shalom***

No comments:

Post a Comment