Saturday, July 9, 2011

COMO RESOLVER SEUS PROBLEMAS




"Irmã, tenho mais problemas do que toda uma coleção de livros de Matemática",
disse-me certa vez alguém em desespero, e continuou -
"Por causa deles não consigo pensar em nada, não tenho paz e nada dá certo em minha vida. Que devo fazer?"



Certamente, existem milhares de problema que nos assaltam e perturbam nossas vidas. Problemas pessoais, sociais, nacionais e mundiais se misturam e se confundem, exercendo grande influência e colocando pesada carga sobre nós. Vivemos num país politicamente indefinido.
E o que dizer das enchentes que deixam milhares de pessoas desabrigadas, da seca do nordeste e dos flagelados das grandes cidades?
Nossos problemas pessoais quase sempre são reflexos dos problemas sociais, nacionais e mundiais. Será que Deus não está olhando para nós?
Por que as coisas tem de ser assim?

COISAS DOS HOMENS

O que a Bíblia ensina claramente a esse respeito é o seguinte:
"Não havendo sábia direção, cai o povo" (Prov. 11. 14).
O livro de Deus é claro ao afirmar que a queda do povo é causada pela falta de direção sábia daqueles que o governam. O pecado fez com que o homem se corrompesse, e a corrupção é quem faz com que aqueles que estão no governo não cumpram fielmente sua missão.

Quando falo em corrupção, logicamente estou generalizando. Corrupção dos valores, dos princípios básicos da vida, dos objetivos mais sublimes, da moral e do próprio significado da vida são alguns elementos que se enquadram no termo geral.

Deus criou todas as coisas e tudo Lhe pertence, mas Ele as colocou sob os cuidados do homem. Se este conseguisse governar sob a Sua direção, certamente seríamos uma humanidade feliz. Entretanto, o homem se perdeu em seus próprios caminhos, e por isso ficará em apuros até que se converta e encontre seu verdadeiro caminho.
"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos caminhos; pois, por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" (Ez. 33. 11).

DEUS ESTÁ CONOSCO NOS BONS E MAUS MOMENTOS

Uma das grandes realidades da vida é que Deus está conosco nos bons e maus momentos. O que necessitamos é aprender a confiar nEle. O maior desejo de Deus é o de governar nossas vidas. "Ele, em seu poder, governa eternamente; os Seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes" (Sl. 66. 7).

Conta-nos uma história que nos dias da República de um certo país, seu embaixador, com grande ansiedade e cheio de temor, não podia conciliar o sono, turbado e apreensivo com a condição em que se achava seu país.

   Um de seus empregados, sábio e idoso, repousava no mesmo aposento.
-- Senhor -- disse o velho ao embaixador -- permite-me fazer-lhe uma pergunta?

-- Perfeitamente.

-- Porventura Deus governou bem o mundo antes de sua existência?

-- Sem dúvida alguma -- foi a resposta do embaixador.

-- Governará Ele bem o mundo após sua ausência? -- perguntou ainda o ancião.

-- Por certo -- respondeu o embaixador.

-- Então não pode o senhor confiar a Ele a direção do mundo enquanto aqui se achar?

   O embaixador, fatigado, virou-se e dormiu.

Embora os problemas existam, precisamos estar cientes de que nossa fonte está em Deus. Todas as coisas do mundo são instáveis. Elas mudam a cada momento, porém Deus não muda. Ele é constante e o que era antigamente o é agora.
Dê uma ocasião a Deus em sua vida. Isso é muito simples de se fazer. Quando se está sentindo uma dor violenta, geralmente se chama o médico, que faz a diagnose do mal e sugere o meio de extirpá-lo; é grande aventura entregar-se nas mãos de outra pessoa; no entanto, o cirurgião obtém sua oportunidade pela confiança que lhe é depositada.
Um viajante pretende chegar a certa hora da noite; pode muito bem tomar um avião que o conduzirá à cidade desejada. Embora não sabia nada de mecânica de aviões, não conheça o piloto nem a rota que irá seguir, embarca no avião confiando inteiramente no piloto, dando-lhe assim ocasião.
Confiamos no médico e no piloto e ambos terão sua oportunidade de fazer alguma coisa por nós. De igual modo, quando nos entregamos nas mãos de Deus, estamos concedendo-Lhe a ocasião que Ele tanto deseja para curar-nos e conduzir-nos a uma bela cidade, ao lugar de descando que desejamos encontrar.
Os problemas que nos afligem são produtos do nosso mau governo. Não devemos colocar Deus em nossos próprios erros. Se uma pessoa em posição de autoridade representa mal a Deus e não O confessa, tem de arcar com as consequências.
Somos propensos demais para o erro. Queremos governar nossas vidas sem o auxílio de Deus, e é por isso que estamos sempre errando e arranjando problemas. Se, entretanto, ao errarmos, reconhecermos imediatamente o erro e clamarmos pela ajuda de Deus Ele certamente nos responderá.

POR QUE COMPLICAR?

Quantas pessoas, por causa de uma dor de cabeça ou um problema qualquer, procuram os centros espíritas, na intenção de terem seus problemas resolvidos? Em todo os casos que conheço, essas pessoas vão buscar lã e saem tosquiadas.
Muitas vezes fico pensando seriamente na facilidade que o diabo tem para atuar nas vidas dessas pessoas. Elas se entregam a ele com a maior ingenuidade. Com pequenas coisas, o astuto enganador consegue atrair as pessoas para suas teias. Por outro lado, medito na dificuldade que encontramos para conduzir alguém a Jesus Cristo. Parece brincadeira, mas é uma grande realidade esta que nós, os que nos dedicamos a pregar o Evangelho, enfrentamos.
As pessoas complicam suas próprias vidas e deixam de confiar no verdadeiro Deus. Por isso nosso país tem problemas, e nossa sociedade, e  nosso povo. Quando conseguirmos olhar para o alto, quando aprendermos a buscar a Deus, então Ele mudará nossa sorte.


Ósculo Santo!

***Lucy Araújo***

No comments:

Post a Comment