Friday, July 29, 2011

VENCENDO A SI MESMO



A obra mais importante da criação de Deus é o homem. Nenhum animal, planeta ou obra alguma da criação se assemelha ao homem, a quem Deus dotou de consciência e capacidade para escolher e realizar.
Paradoxalmente, milhares de pessoas vivem em estado de miséria e depreciação, sujeitando-se às mais vis condições sem perceberem a importância de suas vidas e de seus corpos. Muitas se afundam no vício e corrompem suas mentes; outras se entregam ao domínio de demônios ou inferiorizam suas vidas de tal maneiras que não dão a ela nenhum valor. Tais pessoas nunca aprenderam que foram criadas "À imagem e semelhança de Deus" e "Um pouco menores do que os anjos", ou ainda que, na esfera de vida terrestre, são as mais importantes das criaturas.

O primeiro passo para que você possa vencer-se a si mesmo é ter em mente que você é uma pessoas muito importante.
Você é a coroa da criação de Deus e alguém muito especial para Ele. Talvez esteja pensando que seriam assim, não fosse a entrada do pecado no mundo, mas quero lembrar-lhe aquela história que Jesus contou acerca da ovelha perdida. Ele se coloca como um pastor que deixa as noventa e nove ovelhas salvas e vai amorosamente buscar a perdida. Todas as ovelhas são importantes para o pastor, e a mais necessitada encontra em Deus Seu maior interesse.


                                    SEU MAIOR PROBLEMA

Por mais incrível que possa parecer, podemos afirmar que seu maior problema é você mesmo. Há certas coisas que ninguém pode fazer por você. Ninguém pode se arrepender em seu lugar. Muitas vezes o senso de culpa nos ataca e nos deixa frustrados e deprimidos. Temos dificuldades de encarar alguém, de nos relacionarmos com Deus ou de participarmos de alguma coisa, por termos praticado algo desagradável, injusto e imoral. A solução para este problema está em um arrependimento sincero, e só você pode fazer isso, olhando para o seu interior, para dentro de sua própria alma tomando decisões sábias.
Muitas pessoas vivem sofrendo porque os mais terríveis pensamentos lhes ocorrem à mente. Pensam apenas na derrota, no que não vai dar certo, na impossibilidade de realizar determinada coisa e no insucesso. Há quem pense que tudo está perdido, que ninguém é honesto, que tudo é ilusão e que nada é importante. Tais pessoas, é óbvio, tornam-se desiludidas e desesperançadas. Talvez você esteja experimentando algo assim. Ninguém pode abandonar esses temores e esses pensamnetos alienantes por você, procure tirar isso da mente.
Há situações na qual amigos não podem ajudá-lo. Há casos em que nem Deus pode, pois Ele não ajuda ninguém que não quer ser ajudado e não se ajuda a si mesmo. Jesus tornou isso muito claro quando pergunatava às pessoas se elas queriam ser curadas. Não poderia fazer isso por elas se elas se fechassem para o milagre.

O segundo passo para que você possa vencer-se a si mesmo é ficar livre de seus temores, de suas angústias e de sua desilusão. É um passo que só você pode dar. Antes de ir a outras pessoas pedindo ajuda, procure você mesmo dar este passo.
Aprenda que agir é melhor forma de orar.

O começo do livramento de qualquer pessoa está no momento em que ela toma a si mesma e se compele a agir a seu próprio favor. Podemos confiar que Deus fará Sua parte quando começarmos a fazer a nossa.
Porque Deus é fiel a Sua Palavra.


Ósculo Santo!

***Lucy Araújo***

No comments:

Post a Comment