Saturday, August 13, 2011

FÉ E OBRAS: Geram ações...



A fé sem obras é morta, nos diz a Bíblia, e as obras sem a fé não têm valor, acrescenta.
Desse modo entendemos que Deus deve ocupar o trono interior de cada pessoa, mas que cada indivíduo é responsável pela construção do Reino.

Deus não toma decisões por você. Todas as pessoas, como você, iniciam a vida com um equipamento que pode ser aperfeiçoado. Talentos, capacidades, poderes latentes, habilidades são dons que cada criatura é dotada pela sabedoria divina. O que cada um vai ser depende da maneira como vai dirigir sua própria capacidade. Decisões pensadas e sábias terão como consequência atitudes louváveis e resultados positivos.

Muitos não gostam de tomar decisões. Uns se acham incapacitados e deixam que os outros as tomem em seu favor; alguns, por excesso de piedade religiosa, preferem esperar uma decisão do próprio Deus para seus problemas; outros tomam sempre decisões erradas, e uns poucos costumam acertar em suas decisões, conseguindo sempre resultados satisfatórios.
Podemos escolher nossas atitudes, mas não podemos escolher seus resultados, que são inevitáveis. Se nos mostramos amigos, teremos amigos. Se nos desligamos de todos, eles se desligarão de nós; se somos guiados pela fé, seremos sustentados por ela. Se desconfiamos dos outros, eles desconfiarão de nós, se não acreditamos em ninguém ou em nada, ninguém acreditará em nós ou no que fazemos. É a lei natural da causa e efeito. Uma resolução de fé pode abrir portas para nós; a atitude de incredulidade pode fechá-las. Se queremos que as portas se abram, temos de manusear as chaves.

Deus dá a cada um o dom da fé.
"Antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" ( Romanos 12. 3b)


Este dom deve ser desenvolvido e seguido de ações que o justifiquem. A fé não substitui a ação, mas a encoraja e produz confiança em sua eficacia.

"Então disseram os apóstolos ao Senhor:  Aumenta-nos a fé."
Lucas 17. 35

"Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas suas obras que a fé se consumou."
Tiago 2. 21



As ações são frutos da fé. Saiba que a fé que Deus colocou em seu coração, por menor que seja, é muito valiosa e tenha certeza de que você precisa colocar essa fé em ação.
Ninguém pode decidir por você. Por melhor que seja a decisão, não será produto de sua fé. Se há uma área na vida em que você é o ditador absoluto, em que nem Deus pode interferir, é o domínio de suas próprias escolhas e decisões. O que Deus teria de fazer nesse sentido já fez. Dotou você de capacidade para escolher e de fé. Uma das grandes causas do fracasso é a incapacidade de agir, de decidir, de escolher. Essa incapacidade é ilusória. Vença a si mesmo, começando a guerra neste ponto. Procure vencer a incapacidade e tantas outras coisas já comentadas que o impedem de tomar decisões sóbrias e sábias. Use a fé que Deus colocou em seu coração e comece a viver uma vida vitoriosa.



Ósculo Santo!

***Lucy Araújo***

No comments:

Post a Comment