Thursday, August 25, 2011

O RELACIONAMENTO CONJUGAL


A primeira coisa que se deve entender para um relacionamento conjugal eficiente e feliz é que o matrimônio é um estado de vida instiuído por Deus. A sociedade não criou o casamento. Foi Deus quem uniu homem e mulher, realizando o primeiro casamento  no jardim do Éden. Também Jesus abençoou o casamento, realizando em um deles seu primeiro milagre em Caná, na Galiléia. A presença de Jesus naquele casamento certamente é um símbolo de Sua presença no matrimônio entre cristãos.

O casamento é uma relação que deve durar toda a vida.
Não é correto trocar de esposa ou de marido. "Ao que Deus ajuntou não separe o homem."
A Bíblia indica que o casamento é para toda a vida, e por isso mesmo deve ser cercado de cuidados e atenções especiais para sua preservação. O casamento deve sempre ser um instrumento de bençãos e felicidade na vida do homem e da mulher. Ninguém pode ser feliz e próspero se não vai bem em sua vida conjugal.

O relacionamento sexual está envolvido no amor, mas em si só não é o amor. A expressão "fazer amor" relacionada com o sexo não é verdadeira. Talvez "celebrar o amor" fosse melhor. É fácil para as duas pessoas fortemente atraídas uma pela outra sexualmente julgarem que nasceram uma para a outra, e que a atração que sentem é amor.

Se alguém usar seu cônjuge apenas para satisfação sexual e se pensar que coisas como consideração, bondade, cortesia, atenção e outros são amor, está muito enganado. A satisfação secreta do amor consiste em dar. Quem ama se dá. Amamos outra pessoa não por nossa causa ou por nossas necessidades, mas por sua causa. A felicidade só existe em dar e nunca em obter. Um relacionamento conjugal perfeito e que pode abençoar as vidas só pode existir quando o marido se entrega fundamentalmente à sua mulher e a mulher se entrega totalmente a seu marido. A Bíblia ensina que os maridos devem amar às suas mulheres como Jesus amou à sua igreja. (Efésios 5. 25).
Uma mulher exerce influência tremenda sobre o homem. Pode mudar toda a sua vida; pode ser uma grande benção para ele ou uma eterna maldição. Pode realizá-lo ou destruí-lo.

O casal precisa viver em acordo. Devem estar de acordo em todas as coisas, e principalmente no que tange à sua fé.
Casais mistos em questão de fé enfrentam grandes problemas. Não podem partilhar em adoração conjunta das maravilhas da graça de Deus. A Bíblia diz: "Andarão dois juntos se não houver entre eles acordo?" Os problemas do casal "são suficientemente grandes, e estar em desacordo em questões de fé serve apenas para agigantar os problemas. O diabo não deve encontrar brechas em nenhuma das partes. Deus deve ocupar o primeiro lugar na vida a dois.

O casamento é confirmado no céu ( o que Deus ajuntou...) e as pessoas devem fazer de seu lar um verdadeiro paraíso, demonstrando que estão dispostas a usar os dons de Deus da maneira que o próprio Deus tenciosa.

Que Deus multiplique e renove o amor pelo seu conjuge!


Ósculo Santo!

***Lucy Araújo***

No comments:

Post a Comment